O ideal do currículo de formação.
o currículo de formação de jovens e adultos é que ele possibilite ao alunado contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo; que os alunos sejam instigados por questões significativas para observá-los e explicá-los, a fim de que tenham acesso a modos variados de compreender o mundo e a sociedade em que vive. Porém, a formação de conceitos e a aprendizagem de fatos, procedimentos, atitudes e valores não se realizam de modo descontextualizado, pelo contrário, é mediado pelo mundo social e cultural nos quais o aprendente está inserido.
O currículo dirigido à formação de jovens e adultos deve considerar entre várias questões:
} O sujeito que se quer formar;
} A complexidade da sociedade hodierna;
} O contexto plural e multicultural de nosso tempo;
} A globalização e os seus desafios;
} Ecologia;
} As questões sócio-culturais relativas ao gênero;
} Cosmovisão;
} Tolerância e convivência, etc.
} Assim, portanto, é dever e compromisso do currículo de formação de jovens e adultos buscar uma educação mais democrática e que não legitime as diferenças culturais e sociais. Antes, porém, que integre todos os saberes e competências necessárias ao pleno desenvolvimento e integração do sujeito em uma sociedade em contínuo processo de mudanças.
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