quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

VIDEO COM ENTREVISTA DE ANA MARIA ARAÚJO FREIRE E AFONSO SCOCUGLIA (UFPB).

Esse vídeo trouxe uma discursão muito importante sobre o legado de Paulo Freire.
Para Freire a aprendizagem parte do óbvio e do contexto social em que se vive, e em seus círculos de cultura o alfabetizando apropria-se e apreende o conhecimento. Freire se envolveu com os trabalhadores em seu mundo e em apenas 45 dias ele alfabetizou 85 pessoas partindo da realidade dos mesmos.
Ele utiliza uma pedagogia que compreende o mundo e o homem em seu universo e não fora do seu contexto construindo um ato de escrever e compreender. Sua proposta é apropriar-se da leitura em uma universalização social proporcionando uma reflexão critica para apreensão e apropriação da linguagem repensando a prática e a teoria no desenvolvimento do conhecimento.
Freire lutava para a concretização da compreensão da humanidade através de uma pedagogia dialógica conscientizadora e construtiva propondo ao aluno a leitura do mundo a partir dos fatos políticos,  sociais e econômicos. Fundamentados nesses princípios é que se dar a alfabetização no sentido restrito de forma contextualizada. Para ele a politica educacional e sua história que envolve o cenário brasileiro traz uma inovação na educação incluindo o cidadão excluído da sociedade.

Texto elaborado por: Andélson José do Nascimento
Revisado e orientado por: Mª Zilma Andrezza dos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário