ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTÃOZINHO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 2009/ 2010
SECAD – MEC – FNDE
FORMAÇÃO PARA GESTORES E COORDENADORES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO
“A UNIÃO FAZ A FORÇA”
De 13 a 16 de Dezembro de 2011, participei da formação de gestores e coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado exercício 2011, no Hotel Caiçara em João Pessoa, com formação e orientação da FOCO Consultoria, seguindo o seguinte Plano de Trabalho em anexo.
Além de ter seguido o Plano de Trabalho, discutimos várias preocupações para melhorar a execução das atividades de trabalho, como:
· Formação dos coordenadores;
· Formação dos alfabetizadores;
· Alfabetização dos alfabetizandos;
· Foco na matrícula dos alfabetizandos;
· Trabalhar seguindo as orientações do MEC, resolução e a Matriz de Referência do PBA;
· Erradicar o analfabetismo;
· Buscar formação técnica capacitando os alfabetizandos em cursos profissionalizantes com parcerias no SENAI – SENAC – ASSISTÊNCIA SOCIAL – UNIVERSIDADES;
· Incentivar os alfabetizandos a frequentar a sala de aula;
· Motivar e refletir soluções para ajudar os alfabetizandos;
· Tirar a venda dos olhos e enxergar o horizonte;
· Verificar o planejamento rigorosamente;
· Encontros para planejamento quinzenal com duração de quatro horas;
· Visitar as salas de aulas semanalmente com visitas surpresas;
· Fazer um contrato didático com normas de funcionamento;
· Os coordenadores tem que participar da formação dos alfabetizadores;
· Quando em visita for diagnosticado a ausência do alfabetizador deve-se fazer um relatório e pedir que o alfabetizador assine o mesmo e arquivar depois de três ausências o alfabetizador perde a bolsa do programa;
· Elogiar os alfabetizadores comprometidos (reconhecimentos: verbalmente, por escrito e em público);
· Orientar-se pelo Plano de Formação Inicial e Continuada;
· Fazer prova seletiva para alfabetizadores;
· Buscar parcerias com o CRÁS e os Agentes de Saúde na abordagem das matriculas dos alfabetizandos;
· Turmas: zona urbana com no mínimo 20 alfabetizandos e zona rural 14, para atingir a meta exigida em alguns casos.
· Trabalhar com projetos e oficinas;
· Elaborar um Plano de Curso, Plano de Ensino e Plano de Aula;
· Buscar maturidade, autonomia, intelectualidade, responsabilidade, compromissos e postura diante do programa;
Posso concluir que para um excelente trabalho é preciso muita responsabilidade e compromisso.
Sertãozinho, 19/12/2011.
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