sábado, 31 de dezembro de 2011

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO PARA GESTORES E COORDENADORES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO


ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTÃOZINHO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 2009/ 2010
SECAD – MEC – FNDE

FORMAÇÃO PARA GESTORES E COORDENADORES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO
“A UNIÃO FAZ A FORÇA”

De 13 a 16 de Dezembro de 2011, participei da formação de gestores e coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado exercício 2011, no Hotel Caiçara em João Pessoa, com formação e orientação da FOCO Consultoria, seguindo o seguinte Plano de Trabalho em anexo.
Além de ter seguido o Plano de Trabalho, discutimos várias preocupações para melhorar a execução das atividades de trabalho, como:

·         Formação dos coordenadores;
·         Formação dos alfabetizadores;
·         Alfabetização dos alfabetizandos;
·         Foco na matrícula dos alfabetizandos;
·         Trabalhar seguindo as orientações do MEC, resolução e a Matriz de Referência do PBA;
·         Erradicar o analfabetismo;
·         Buscar formação técnica capacitando os alfabetizandos em cursos profissionalizantes com parcerias no SENAI – SENAC – ASSISTÊNCIA SOCIAL – UNIVERSIDADES;
·         Incentivar os alfabetizandos a frequentar a sala de aula;
·         Motivar e refletir soluções para ajudar os alfabetizandos;
·         Tirar a venda dos olhos e enxergar o horizonte;
·         Verificar o planejamento rigorosamente;
·          Encontros para planejamento quinzenal com duração de quatro horas;
·         Visitar as salas de aulas semanalmente com visitas surpresas;
·         Fazer um contrato didático com normas de funcionamento;
·         Os  coordenadores tem que participar da formação dos alfabetizadores;
·         Quando em visita for diagnosticado a ausência do alfabetizador deve-se fazer um relatório e pedir que o alfabetizador assine o mesmo e arquivar depois de três ausências o alfabetizador perde a bolsa do programa;
·         Elogiar os alfabetizadores comprometidos (reconhecimentos: verbalmente, por escrito e em público);
·         Orientar-se pelo Plano de Formação Inicial e Continuada;
·         Fazer prova seletiva para alfabetizadores;
·         Buscar parcerias com o CRÁS e os Agentes de Saúde na abordagem das matriculas dos alfabetizandos;
·         Turmas: zona urbana com no mínimo 20 alfabetizandos e zona rural 14, para atingir a meta exigida em alguns casos.
·         Trabalhar com projetos e oficinas;
·         Elaborar um Plano de Curso, Plano de Ensino e Plano de Aula;
·         Buscar maturidade, autonomia, intelectualidade, responsabilidade, compromissos e postura diante do programa;

Posso concluir que para um excelente trabalho é preciso muita responsabilidade e compromisso.

Sertãozinho, 19/12/2011.

Coordenador de Turma



ANEXO




 


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