FOCO CONSULTORIA LTDA
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO
PBA 2012
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
PARA COORDENADORES
FICHA TÉCNICA
DIRETORIA
Geane Trindade
Rebeca Gusmão
COORDEANDORAS PEDAGÓGICAS
Glaucileide Paulo Bernardo da Silva
Mª do Socorro Trindade de Souto
PROFESSORES MINISTRANTES
Jaqueline Trindade de Souto Silva
Mª do Socorro Trindade de Souto
Mª Zilma Andrezza dos Santos
EQUIPE DE APOIO
Pablo Trindade de Souto
APRESENTAÇÃO
A criação de uma equipe de trabalho requer uma série de atributos, dentre eles destacamos: competência, vocação, conhecimento, compromisso, senso crítico e "ousadia".
Foi "ousando" que tivemos a idéia de reunir uma Equipe de Trabalho no Estado, com a finalidade de orientar, repensar e planejar coletivamente as ações que serão desenvolvidas nas secretarias municipais de Educação.
Formar este grupo de profissionais é um fato muito importante para iniciarmos com tamanha "ousadia": A conjuntura atual desperta nos profissionais o desenvolvimento de Habilidade e Competências, comungando com os nossos propósitos que, certamente, buscarão através das inovações pedagógicas as soluções para os problemas do processo ensino e aprendizagem.
No contexto atual, a educação de qualidade e igualitária, não é mais uma preocupação apenas dos governantes, como também dos profissionais da Educação que se apresentam na viabilização das mudanças tão desejadas na área educacional.
NOSSA MISSÃO
Contribuir para melhoria da qualidade da Educação Básica com assessoramento técnico e pedagógico as Secretaria Municipais de Educação
Nossos Valores
COMPROMISSO
RESPONSABILIDADE
ÉTICA PROFISSONAL
Objetivos:
· Contribuir no fortalecimento da SME;
· Orientar na estruturação e funcionamento dos Sistemas Municipais de Ensino;
· Planejar junto as SME as ações que serão desenvolvidas a cada ano;
· Elaborar e orientar a implantação de programas e projetos educacionais.
· Contribuir na formação continuada de professores.
TEMÁTICAS DA FORMAÇÃO:
Resolução, Princípios e Diretrizes do PBA;
Funções do Coordenador do PBA;
Evasão EJA/PBA;
Currículo do PBA;
O processo de aprendizagem da leitura e da escrita;
Avaliação e Planejamento/Projetos Didáticos;
Motivação e Liderança;
“O desafio imposto para a EJA na atualidade se constitui em reconhecer o direito do jovem/adulto de ser sujeito; mudar radicalmente a maneira como a EJA é concebida e praticada; buscar novas metodologias, considerando os interesses dos jovens e adultos; pensar novas formas de EJA articuladas com o mundo do trabalho; investir seriamente na formação de educadores; e renovar o currículo – interdisciplinar e transversal, entre outras ações, de forma que esta passe a constituir um direito, e não um favor prestado em função da disposição dos governos, da sociedade ou dos empresários.
Ivonete Maciel Sacramento dos Santos/Pedagoga
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