“O planejamento, como tarefa natural ao ser humano, é o processo de divisar o futuro e agir no presente para construí-lo. Assim, planejar é organizar um conjunto de idéias que represente esse futuro desejado e transformar a realidade para que esse conjunto nela se realize no todo ou em parte”.
(Danilo Gandim, 1999)
Tipos de Planos na Educação
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
} PLANO DE CURSO: É a previsão de um determinado conjunto de conhecimentos, atividades e habilidades a serem alcançadas por uma turma, num período de tempo.
} PLANO DE ENSINO: É uma especificação maior do plano de curso. Podemos envolver assuntos inter-relacionados. Também podemos incluir objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação. Existe três etapas: Apresentação, Desenvolvimento e Integração.
} PLANO DE AULA: É tudo que vai ser desenvolvido em um dia letivo. Deve conter seleção de objetivos, conteúdos, procedimentos e recursos a serem utilizados para realização. Passos para um plano de aula: Tema central, Desenvolvimento (explicando seu objetivo, conteúdo, estratégia e avaliação).
Importância do Planejamento
} Evita a rotina e a improvisação;
} Contribui para a realização dos objetivos visados;
} Promove a eficiência do ensino;
} Garante mais segurança na transmissão dos conteúdos;
} Garante economia de tempo e energia.
Características de um bom planejamento
} Ser elaborado em função das necessidades e da realidade do aluno;
} Ser flexível, isto é, deve dar margem a possíveis reajustes sem quebrar sua unidade e sua continuidade;
} Deve ser alterado quando se fizer necessário;
} Ser claro e preciso, isto é, os enunciados devem apresentar indicações bem exatas e sugestões bem concretas para o trabalho ser realizado;
} Ser elaborado em íntima correlação com os objetivos visados e em condições reais e imediatas de local,tempo e recursos disponíveis.
} Oficina: Em poucas palavras
Objetivos:
} Compartilhar conceitos;
} Desenvolver habilidades para o trabalho em grupo;
Conclusão:
} Mostrar que nossas atitudes falam sobre nós, mostram um pouco do que somos. Nossos gestos, nossas expressões e maneira de interagir, a tudo nos caracterizam como pessoa. Assim deve ser com o nosso aluno, devemos conhecer quem é para trabalhar melhor, dando sentido a aprendizagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário