sábado, 31 de dezembro de 2011

PROJETO E GALERIA DE FOTOS SOBRE RECICLAGEM

PROJETO ECOLOGIA
“CONHECER PARA PRESERVAR”
EIXO TEMÁTICO: MEIO AMBIENTE - FONTE DE VIDA E SAÚDE.

“O sentido de trabalhar por um meio ambiente sadio constrói-se num fazer diário, numa relação grupal, pessoal e, por isso, a tomada de consciência ambiental só pode traduzir-se em ação afetiva quando segue acompanhada de uma população organizada e preparada para conhecer, entender e exigir seus direitos e exercer suas responsabilidades”
                (GUTIERREZ PRADO, 2002, p.14)

1.      JUSTIFICATIVA
Este Projeto tem a finalidade de  ampliar as discussões e construir coletivamente caminhos para o entendimento da sustentabilidade dos recursos naturais atraves da escola que é um espaço privilegiado para produzir e socializar conhecementos contribuindo portanto,  para a saúde do povo brasileiro.

Contempla questões relacionadas ao meio ambiente estabelecendo ações para intervir e agir no meio em que vivemos e em outras realidades. Diante desta temática a escola investiga suas preocupações, sonhos e anseios destacando-se as relacionadas com o caráter e dignidade, a importância na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.

Portanto, há uma necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta chama atenção da sociedade tanto local como mundial. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer por isso, a importancia deste trabalho de conscientização.

A Educação ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e  alimentação saudável,  é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar a pensar em propostas de intervenção na realidade que os cerca. As pessoas devem cuidar do meio ambiente por duas razões: por amar ou por temor. Vale dizer que algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas. Outras conservam porque já ouviram falar no equilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação de um educador ambientalista deve ser o desenvolvimento dos alunos.  (OLIVEIRA, 1990, p.18)

A criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já o jovem, adulto e idoson muitas vezes, por necessidade. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo.

Diante de toda a preocupação com o meio ambiente temos um fator relevante em favor da natureza, é a reciclagem que deve reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como o papel, que exige o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar, água; entre outros tantos fatores negativos. No Brasil existem, os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da vinda de sucatas, papéis, alumínio e outros materiais recicláveis deixados no lixo.

De acordo com estas premissas é que resolvemos trabalhar este tema com a finalidade de proporcionar a conscientização ecológica dos nossos alunos.

2.      OBJETIVOS:

2.1. OBJETIVO GERAL:

- Estimular a formação de bons hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e do próprio planeta para que a sociedade tenha um ambiente sustentável, garantindo a vida no e do planeta.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

2. 2.1. Incentivar e promover um trabalho coletivo entre educandos e educadores, entre a escola e a comunidade, para conscientização humana e social do nosso planeta;

2.2.2. Promover e estimular o consumo de alimentos saudáveis adquirindo hábitos para uma boa alimentação e adequando-os as suas necessidades e realidade;

2.2.3.Conscientizar os educandos para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem; nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços públicos e que o ele pode ser uma fonte importante de recursos financeiro através da reciclagem;

2.2.4.      Realizar Oficinas orientadoras para a seleta do lixo;

2.2.5. Identificar o nível de dependência da energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo a partir do trabalho de conscientização;

2.2.6. Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente;

2.2.7. Despertar a consciência ecológica sobre a necessidade de colaborar para minimizar a poluição da água dos rios e mares;

2.2.8. Incentivá-los a plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e na comunidade, formando cidadãos participativos e ativos na recuperação do meio ambiente.

3.      METODOLOGIA

O projeto meio ambiente “Conhecer para Preservar” será desenvolvido atraves de diversas atividades: reflexão de textos; dinâmicas, vídeos, debates, enquetes, dramatização,  e pesquisas conforme cronograma abaixo relacionado.

4.Cronograma de atividades

Atividades
Execução/Meses


Jul
Ago
Set
Out
Nov
01
Apresentaão dialógica do Projeto a comunidade escolar.

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02
E  Leitura e reflexão de textos jornalisticos,  e in informativos, vídeos, dinâmicas, dramatizações...

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 X

 X
03
CCriação de peças teatrais com o objetivo de sssensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a
p preservação do meio ambiente;





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 04
AAções para arborização e/ou recuperação da área esescolar;


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 05
ARealização de Oficinas para orientação da seleção, rereciclagem e destino do lixo;


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 X

 06
CCampanhas para a diminuição de embalagens plplásticas;


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07
A água – ciclo e esgoto;
Saneamento básico e saúde.


 X

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08
Estudo corporativo sobre o gasto da energia elétrica e       da água nas casas dos alunos e na escola.





09
Alimentação: Tipos de alimentos e hábitos alimentares;





10
Higiene, composição e conservação dos alimentos;





11
- Culminância do Projeto:
  .Exposição/Apresentação dos trabalhos realizados;
  . Atividades artísticas e culturais.





12
-          - Avaliação do Projeto e Relatórios das atividades desenvolvidas.





          

6. AVALIAÇÃO
    
     Este Projeto será avaliado pela equipe de Coordenação, docentes e discente do PBA de acordo com as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto conforme ações estabelecidas no cronograma.  O mesmo estará sujeito à flexibilidade conforme necessidades do dia-a-dia da comunidade escolar.

7. REFERENCIAS:

FREIRE, Paulo, Pedagogia da Indagação: Cartas pedagogicas e outras escritas. Apresentado por Ana Maria Araújo Freire. S. Paulo, Ed. UNESP, 2000.
GUTIERREZ, Francisco, PRADO, Cruz Pedagogia e Cidadania Planetária. S. Paulo. Instituto Paulo Freire: Cortez, 2002.
Livros dos alunos (Português, História, Geografia...);
MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais/EJA);
SERRÃO, Margarida. Aprendendo a Ser e a Conviver. 2ª Edição. São Paulo FTD - 1.999.
Revistas, Jornais, Internet...      





























  


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