Programa Brasil Alfabetizado – PBA 2012
PROPOSTA DE CONTEÚDOS/SUGESTÕES
Área do Conhecimento: LÍNGUA PORTUGUESA
I – Objetivo Geral: Aperfeiçoar a competência comunicativa dos Jovens e Adultos, proporcionando eficiência na produção e interpretação de textos orais e escritos, para atender às necessidades do mundo globalizado - ALFABETIZAR LETRANDO.
II – Objetivos Específicos: | II – Conteúdos: |
1º BIMESTRE - Incentivar o prazer de ler e escrever; - Contar fatos e experiências cotidianas sem omissão de partes essenciais; - Favorecer situações e oportunidades para o diálogo em sala de aula e participar de diferentes situações de comunicação oral; - Desenvolver habilidades de linguagem oral e vincular a fala com a escrita; - Reconhecer, ler e escrever as letras maiúsculas e minúsculas cursivas e de forma; - Reconhecer as letras e o seu valor sonoro; | Letramento: Exercitar o dueto: Falar X ouvir; Ler X escrever; Linguagem oral: Narração X Argumentação. Instruções: Perguntas e respostas - debate; Sistema alfabético contextualizado ; Alfabeto maiúsculo e minúsculo: Cursivo e de bastão/imprensa; Letras, sílabas e palavras – valor sonoro. |
2º BIMESTRE - Incentivar o prazer de ler me escrever; - Ler e interpretar textos de diferentes gêneros; - Incentivar o prazer de escrever diferentes gêneros; - Reconhecer a função social da escrita; - Reconhecer os encontros vocálicos; - Separar sílabas corretamente; - Produzir frases simples; | Letramento: Músicas, poesias, histórias, instruções, adivinhações, provérbios, listas ... Leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros; Exercício da escrita: Ler, compreender e escrever; Gramática: encontros vocálicos; Separação de sílabas; Produção de frases simples; |
3º BIMESTRE - Incentivar o prazer de ler me escrever; - Desenvolver habilidades de utilizar diversos tipos de linguagens; - Perceber que uma mesma letra pode representar sons diferentes dependendo de sua posição na palavra; - Escrever correto as palavras: ortografia - Reconhecer e escrever corretamente os dígrafos. | Letramento: Linguagem oral: contos, músicas, poesias, parlendas, trava-línguas... Som das letras e palavras do texto; Exercitar a escrita das palavras: Ortografia: Dígrafos. |
4º Bimestre - Incentivar o prazer de ler me escrever; - Desenvolver habilidades de utilizar diversos tipos de linguagens; - Produzir frases e textos. - Reconhecer gênero, número e grau do substantivo; - Conhecer palavras sinôminas e antônimas. | Letramento: Linguagem oral: jograis, trava-línguas, poesias...Dramatizações; Produção de frases e textos. Gramática: gênero, número e grau do substantivo Sinônimos e antônimos. |
Área do Conhecimento: MATEMÁTICA
I – Objetivo Geral: Valorizar a matemática como instrumento indispensável na vida para interpretar informações e resolver problemas do cotidiano.
II – Objetivos Específicos: | II – Conteúdos: |
1º BIMESTRE - Conhecer e compreender a história dos números como parte da história socialmente construída pela humanidade; - Reconhecer, ler e escrever os números naturais; - Comparar e ordenar os números naturais. - Compreender e memorizar os fatos fundamentais da adição e subtração; - Efetuar cálculo com adição de números naturais; Reconhecer e empregar corretamente os termos da adição e subtração. | História dos números; Leitura e escrita dos números naturais; Comparação e ordenação. Fatos fundamentais da adição e subtração; Adição e subtração; Cálculo com adição e subtração; Termos da adição e subtração. |
2º BIMESTRE - Conhecer e compreender o calendário; - Identificar sólidos geométricos no espaço natural e social em que vive; - Identificar as semelhanças e diferenças entre os sólidos geométricos; - Identificar os polígonos no meio natural e social e classificá-los tendo como critério o número de lados da figura; - Compreender e memorizar os fatos fundamentais da adição e subtração; - Efetuar cálculo com adição de números naturais; - Reconhecer e empregar corretamente os termos da adição e subtração. | Calendário: dias, meses do ano; Sólidos geométricos: espaço, dimensão, posicionamento, direção e sentido; Semelhanças e diferenças entre os sólidos geométricos; Polígonos e meio natural e social - critérios o número de lados da figura; Fatos fundamentais da adição e subtração; Adição e subtração: cálculos; Termos da adição e subtração. |
3º BIMESTRE - Reconhecer a importância do relógio como instrumento para medir o tempo; - Conhecer, ler, escrever e calcular as horas no relógio; - Compreender e memorizar os fatos fundamentais da multiplicação e divisão; - Efetuar cálculo com multiplicação e divisão; - Reconhecer e empregar corretamente os termos da multiplicação e divisão; - Estabelecer relação entre os valores monetários e suas cédulas e moedas remetendo-as ao conhecimento cotidiano; - Ler, escrever, reconhecer; calcular e utilizar corretamente o sistema monetário brasileiro. | Instrumento de medida do tempo – importância do relógio; Conhecimento, leitura e escrita das horas no relógio; Fatos fundamentais da multiplicação e divisão; Cálculos com multiplicação e divisão; Termos da multiplicação e divisão; Sistema monetário brasileiro; Leitura, escrita e cálculo monetário do sistema brasileiro. |
4º BIMESTRE - Compreender e memorizar os fatos fundamentais da divisão; - Efetuar cálculo com divisão; - Reconhecer e empregar corretamente os termos da divisão; - Realizar cálculo envolvendo as quatro operações. - Trabalhar com frações usadas no dia-a-dia; - Ler e escrever números fracionários sendo capaz de quantificar precisamente o valor representado, nas questões relacionadas aos temas abordados em sala de aula; | Fatos fundamentais da divisão; Cálculo com divisão; Termos da divisão; Cásculo com as 4 operações; Frações Frações usadas no dia-a-dia; fração como relação, parte e todo; |
Área do Conhecimento: ESTUDOS DA SOCIEDADE E DA NATUREZA
I – Objetivo Geral: Proporcionar o conhecimento e o exercício de habilidades e valores que ajudem a compreender criticamente a realidade em que vivem e nela inserir-se de forma mais consciente, participativa, cidadã.
II – Objetivos Específicos: | III – Conteúdos: |
1º BIMESTRE - Estimular o senso crítico do aluno a partir do resgate de sua história de vida, de sua comunidade, município, estado e país; - Reconhecer-se como ser único com características próprias e conviver com os outros respeitando também suas individualidades; - Valorizar as manifestações artísticas e culturais locais e regionais; - Reconhecer e trabalhar as datas comemorativas mais significativas bimestralmente; | Identidade - Quem sou eu; - Eu e minha comunidade, município, estado e país. Identidade individual e coletiva; Respeito X Identidade; A cultura e a diversidade cultural local; (músicas, danças, festas folclóricas...) - Datas comemorativas |
2º BIMESTRE - Conhecer a influência e a cultura indígena. - Conhecer e discutir a importância da alimentação para a vida do ser humano; - Resgatar os procedimentos de higiene e conservação dos alimentos como resultante da manutenção da saúde humana; - Discutir os problemas da fome e o Programa Fome zero; - Refletir a questão da água nas cidades e no meio rural como forma de manter a qualidade de vida; - Discutir a questão do saneamento básico (esgoto) e a saúde nas cidades e no meio rural, como forma de preservação do meio ambiente e da prevenção de doenças; - Valorizar e conscientizar sobre a importância da participação dos alunos nas festividades folclóricas e resgatar elementos importantes da nossa cultura. | A influência e a cultura indígena; A alimentação; Higiene, composição e conservação dos alimentos; Programa Fome zero; A água – ciclo e esgoto; Saneamento básico e saúde. Cultura popular: Folclore: |
3º BIMESTRE - Reconhecer a importância dos veículos utilizados pelo homem; - Resgatar o conceito de trabalho; - Reconhecer a importância de cada profissão e nomear as diferentes profissões e a atividade de cada profissional. - Valorizar a importância do trabalho como instrumento de contribuição para o crescimento econômico e social do país; - Discutir e refletir sobre as causas e conseqüências do desemprego para a família. | Meios de transportes; Trabalho; Trabalho infantil; As profissões; Trabalho e produção econômica; Desemprego. |
4º BIMESTRE - Conhecer o seu próprio corpo como parte integrante de sua identidade; - Conhecer as necessidades e o funcionamento do seu corpo; - Entender os mecanismos biológicos da reprodução humana, tomando como norte o conhecimento cotidiano para chegar ao saber sistematizado; - Conhecer, distinguir e respeitar as diferenças entre homem e mulher; - Conhecer e discutir as doenças sexualmente transmissíveis, entre elas, a AIDS como doença sexual fundada respeito ao outro e no combate ao preconceito do portador de HIV positivo; - Entender e discutir a gravidez precoce, seus riscos para a mulher-adolescente e a responsabilidade frente aos problemas sociais; - Conscientizar os alunos sobre o perigo no transito e valorização das placas de transito; - Conhecer e compreender os sinais de trânsito | O corpo humano e suas necessidades; Esquema e necessidades corporais; A reprodução; Diferenças entre homem e mulher; DSTS/AIDS; Gravidez na adolescência. O trânsito; Sinais de trânsito |
IV – METODOLOGIA:
A metodologia a ser desenvolvida contemplará os objetivos previstos através de: Conversas informais; aulas expositivas dialogadas; pesquisas; exercícios diversos; dinâmicas de grupo; atividades com músicas, histórias, contos, causos, parlendas, trava-línguas; adivinhações; dramatizações; poesias; confecção de maquetes; filmes/DVDs; oficinas pedagógicas; exposições de trabalhos; observações; relatórios...
VI– AVALIAÇÃO:
A avaliação da aprendizagem será realizada de acordo com as orientações teóricas metodológicas do Referencial Curricular Nacional para o Ensino Fundamental - EJA, Lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor e, Proposta Curricular. Os instrumentos utilizados serão: exercícios orais e escritos, pesquisas, entrevistas; produções textuais; ficha de auto-avaliação, teste do perfil do aluno com relação a leitura e escrita e o Conselho de Professores.
VII – REFERENCIAIS:
Coleção Viver e Aprender;
Coleção Novas Trilhas;
MEC - Princípios, Diretrizes, Estratégias e Ações de Apoio ao Programa Brasil Alfabetizado: Elementos para a Formação de Coordenadores de Turmas e de Alfabetizadores. Brasília, abril de 2011;
MEC – Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos 2000;
Proposta Curricular de João Pessoa - 2004;
Orientações teórico-metodológicas do PBA/MEC 2008;
TV Escola – Salto para o Futuro – Educação ao longo da vida DVD Vol.5
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