sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PROPOSTA DE CONTEÚDOS/SUGESTÕES


Programa Brasil Alfabetizado – PBA 2012

PROPOSTA DE CONTEÚDOS/SUGESTÕES
Área do Conhecimento: LÍNGUA PORTUGUESA

I – Objetivo Geral: Aperfeiçoar a competência comunicativa dos Jovens e Adultos, proporcionando eficiência na produção e interpretação de textos orais e escritos, para atender às necessidades do mundo globalizado - ALFABETIZAR LETRANDO.

II – Objetivos Específicos:
II – Conteúdos:

1º BIMESTRE
- Incentivar o prazer de ler e escrever;


- Contar fatos e experiências cotidianas sem omissão de partes essenciais;
- Favorecer situações e oportunidades para o diálogo em sala de aula e participar de diferentes situações de comunicação oral;
- Desenvolver habilidades de linguagem oral e vincular a fala com a escrita;
- Reconhecer, ler e escrever as letras maiúsculas e minúsculas cursivas e de forma;
- Reconhecer as letras e o seu valor sonoro;


Letramento: Exercitar o dueto:
Falar X ouvir;
Ler X escrever;
Linguagem oral:
Narração X Argumentação.
Instruções:
Perguntas e respostas - debate;

Sistema alfabético contextualizado ;

Alfabeto maiúsculo e minúsculo: Cursivo e de bastão/imprensa;
Letras, sílabas e palavras – valor sonoro.


2º BIMESTRE
- Incentivar o prazer de ler me escrever;


- Ler e interpretar textos de diferentes gêneros;

- Incentivar o prazer de escrever diferentes gêneros;
- Reconhecer a função social da escrita;
- Reconhecer os encontros vocálicos;
- Separar sílabas corretamente;
- Produzir frases simples;



Letramento:
Músicas, poesias, histórias, instruções, adivinhações, provérbios, listas ...
Leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros;
Exercício da escrita:

Ler, compreender e escrever;
Gramática: encontros vocálicos;
Separação de sílabas;
Produção de frases simples;

3º BIMESTRE
- Incentivar o prazer de ler me escrever;
- Desenvolver habilidades de utilizar diversos tipos de linguagens;
- Perceber que uma mesma letra pode representar sons diferentes dependendo de sua posição na palavra;
- Escrever correto as palavras: ortografia

- Reconhecer e escrever corretamente os dígrafos.



Letramento:
Linguagem oral: contos, músicas, poesias, parlendas, trava-línguas...
Som das letras e palavras do texto;


Exercitar a escrita das palavras: Ortografia:

Dígrafos.

4º Bimestre
- Incentivar o prazer de ler me escrever;
- Desenvolver habilidades de utilizar diversos tipos de linguagens;
- Produzir frases e textos.
- Reconhecer gênero, número e grau do substantivo;
- Conhecer palavras sinôminas e antônimas.


Letramento:
Linguagem oral: jograis, trava-línguas, poesias...Dramatizações;
Produção de frases e textos.
Gramática: gênero, número e grau do substantivo
Sinônimos e antônimos.



Área do Conhecimento: MATEMÁTICA

I – Objetivo Geral: Valorizar a matemática como instrumento indispensável na vida para interpretar informações e resolver problemas do cotidiano.
                                      
II – Objetivos Específicos:
II – Conteúdos:

1º BIMESTRE
- Conhecer e compreender a história dos números como parte da história socialmente construída pela humanidade;
- Reconhecer, ler e escrever os números naturais;
- Comparar e ordenar os números naturais.

- Compreender e memorizar os fatos fundamentais da adição e subtração;
- Efetuar cálculo com adição de números naturais;
Reconhecer e empregar corretamente os termos da adição e subtração.



História dos números;


Leitura e escrita dos números naturais;
Comparação e ordenação.
Fatos fundamentais da adição e subtração;
Adição e subtração;

Cálculo com adição e subtração;
Termos da adição e subtração.


2º BIMESTRE
- Conhecer e compreender o calendário;
- Identificar sólidos geométricos no espaço natural e social em que vive;
- Identificar as semelhanças e diferenças entre os sólidos geométricos;
- Identificar os polígonos no meio natural e social e classificá-los tendo como critério o número de lados da figura;
- Compreender e memorizar os fatos fundamentais da adição e subtração;
- Efetuar cálculo com adição de números naturais;
- Reconhecer e empregar corretamente os termos da adição e subtração.



Calendário: dias, meses do ano;
Sólidos geométricos: espaço, dimensão, posicionamento, direção e sentido;
Semelhanças e diferenças entre os sólidos geométricos;
Polígonos e meio natural e social - critérios o número de lados da figura;

Fatos fundamentais da adição e subtração;

Adição e subtração: cálculos;
Termos da adição e subtração.

3º BIMESTRE
- Reconhecer a importância do relógio como instrumento para medir o tempo;
- Conhecer, ler, escrever e calcular as horas no relógio;
- Compreender e memorizar os fatos fundamentais da multiplicação e divisão;
- Efetuar cálculo com multiplicação e divisão;
- Reconhecer e empregar corretamente os termos da multiplicação e divisão;
- Estabelecer relação entre os valores monetários e suas cédulas e moedas remetendo-as ao conhecimento cotidiano;
- Ler, escrever, reconhecer; calcular e utilizar corretamente o sistema monetário brasileiro.



Instrumento de medida do tempo – importância do relógio;
Conhecimento, leitura e escrita das horas no relógio;
Fatos fundamentais da multiplicação e divisão;

Cálculos com multiplicação e divisão;
Termos da multiplicação e divisão;

Sistema monetário brasileiro;


Leitura, escrita e cálculo monetário do sistema brasileiro.

4º BIMESTRE
- Compreender e memorizar os fatos fundamentais da divisão;
- Efetuar cálculo com divisão;
- Reconhecer e empregar corretamente os termos da divisão;
- Realizar cálculo envolvendo as quatro operações.
- Trabalhar com frações usadas no dia-a-dia;
- Ler e escrever números fracionários sendo capaz de quantificar precisamente o valor representado, nas questões relacionadas aos temas abordados em sala de aula;


Fatos fundamentais da divisão;

Cálculo com divisão;
Termos da divisão;

Cásculo com as 4 operações;

Frações
Frações usadas no dia-a-dia; fração como relação, parte e todo;





Área do Conhecimento: ESTUDOS DA SOCIEDADE E DA NATUREZA

I – Objetivo Geral: Proporcionar o conhecimento e o exercício de habilidades e valores que ajudem a compreender criticamente a realidade em que vivem e nela inserir-se de forma mais consciente, participativa, cidadã.

 II – Objetivos Específicos:
III – Conteúdos:

1º BIMESTRE
- Estimular o senso crítico do aluno a partir do resgate de sua história de vida, de sua comunidade, município, estado e país;

- Reconhecer-se como ser único com características próprias e conviver com os outros respeitando também suas individualidades;

- Valorizar as manifestações artísticas e culturais locais e regionais;
- Reconhecer e trabalhar as datas comemorativas mais significativas bimestralmente;     



Identidade
 - Quem sou eu;
 - Eu e minha comunidade, município, estado e país.
Identidade individual e coletiva;
Respeito X Identidade;


A cultura e a diversidade cultural local;
(músicas, danças, festas folclóricas...)
- Datas comemorativas



2º BIMESTRE
- Conhecer a influência e a cultura indígena.
- Conhecer e discutir a importância da alimentação para a vida do ser humano;
- Resgatar os procedimentos de higiene e conservação dos alimentos como resultante da  manutenção da saúde humana;
- Discutir os problemas da fome e o Programa Fome zero;
- Refletir a questão da água nas cidades e no meio rural como forma de manter a qualidade de vida;
- Discutir a questão do saneamento básico (esgoto) e a saúde nas cidades e no meio rural, como forma de preservação do meio ambiente e da prevenção de doenças;
- Valorizar e conscientizar sobre a importância da participação dos alunos nas festividades folclóricas e resgatar elementos importantes da nossa cultura.



A influência e a cultura indígena;
A alimentação;

Higiene, composição e conservação dos alimentos;

Programa Fome zero;

A água – ciclo e esgoto;

Saneamento básico e saúde.



Cultura popular: Folclore:


3º BIMESTRE
- Reconhecer a importância dos veículos utilizados pelo homem;
- Resgatar o conceito de trabalho;

- Reconhecer a importância de cada profissão e nomear as diferentes profissões e a atividade de cada profissional.
- Valorizar a importância do trabalho como instrumento de contribuição para o crescimento econômico e social do país;
- Discutir e refletir sobre as causas e conseqüências do desemprego para a família.



Meios de transportes;

Trabalho;
Trabalho infantil;
As profissões;


Trabalho e produção econômica;


Desemprego.

4º BIMESTRE
- Conhecer o seu próprio corpo como parte integrante de sua identidade;
- Conhecer as necessidades e o funcionamento do seu corpo;
- Entender os mecanismos biológicos da reprodução humana, tomando como norte o conhecimento cotidiano para chegar ao saber sistematizado;
- Conhecer, distinguir e respeitar as diferenças entre homem e mulher;
- Conhecer e discutir as doenças sexualmente transmissíveis, entre elas, a AIDS como doença sexual fundada respeito ao outro e no combate ao preconceito do portador de HIV positivo;
- Entender e discutir a gravidez precoce, seus riscos para a mulher-adolescente e a responsabilidade frente aos problemas sociais;
- Conscientizar os alunos sobre o perigo no transito e valorização das placas de transito;
- Conhecer e compreender os sinais de trânsito


O corpo humano e suas necessidades;

Esquema e necessidades corporais;

A reprodução;



Diferenças entre homem e mulher;

DSTS/AIDS;



Gravidez na adolescência.


O trânsito;

Sinais de trânsito


IV – METODOLOGIA:

 A metodologia a ser desenvolvida contemplará os objetivos previstos através de: Conversas informais; aulas expositivas dialogadas; pesquisas; exercícios diversos; dinâmicas de grupo; atividades com músicas, histórias, contos, causos, parlendas, trava-línguas; adivinhações; dramatizações; poesias; confecção de maquetes; filmes/DVDs; oficinas pedagógicas; exposições de trabalhos; observações; relatórios...

VI– AVALIAÇÃO:

A avaliação da aprendizagem será realizada de acordo com as orientações teóricas metodológicas do Referencial Curricular Nacional para o Ensino Fundamental - EJA, Lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor e, Proposta Curricular. Os instrumentos utilizados serão: exercícios orais e escritos, pesquisas, entrevistas; produções textuais; ficha de auto-avaliação, teste do perfil do aluno com relação a leitura e escrita e o Conselho de Professores.

VII – REFERENCIAIS:

Coleção Viver e Aprender;                                                   
Coleção Novas Trilhas;
MEC - Princípios, Diretrizes, Estratégias e Ações de Apoio ao Programa Brasil Alfabetizado: Elementos para a Formação de Coordenadores de Turmas e de Alfabetizadores. Brasília, abril de 2011;
MEC – Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos 2000;
Proposta Curricular de João Pessoa - 2004;   
Orientações teórico-metodológicas do PBA/MEC 2008;
TV Escola – Salto para o Futuro – Educação ao longo da vida DVD Vol.5

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